Tags

, ,

temposdereflexao2.indd

Em novembro desse ano, a sul-africana Nadine Gordimer completará seus 90 de idade. Publicou seu primeiro livro aos 30 e, desde então, já coleciona mais de 35 obras, bastante variadas, que se estenderam por todo o planeta. A Biblioteca Azul (editora vinculada à Globo Livros) nos apresenta o segundo tomo de seus ensaios reunidos (estes, escritos nas décadas de 90 e boa parte de 2000): “Tempos de reflexão” é de uma leitura prazerosa e cativante. (A primeira parte dos ensaios pode ser encontrada aqui).

O que mais chama a atenção, a princípio, para além da qualidade de sua escrita (não percamos de vista que Nadine Gordimer, além de laureada com grandes prêmios literários internacionais, foi a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2001 – e isso, geralmente, significa alguma coisa), é a implicação política e social de Nadine. Escreve, no ano de 1990, textos sobre a liberdade de Mandela, depois de 27 anos de prisão, e a perseguição a Rushdie pelos fundamentalistas do regime islâmico; versa sobre as eleições livres em seu país, a participação do Estado no que diz respeito à cultura e, principalmente, sobre o apartheid (como, por exemplo, no excelente ensaio de fechamento, “O leão na literatura”). Não se limita, porém, às questões sociais e políticas: o livro todo é recheado de referências aos mais variados escritores do mundo: de Tolstói a Conrad, Hemingway a Oe, Proust a Paz, Flaubert a Roth, todos ganham o protagonismo em alguns dos seus ensaios. Os textos que escreve sobre o processo de escrita, a literatura, o escritor e a arte/cultura, de maneira geral, também se destacam: “A nossa é a mais solitária das ocupações”, diz, certa hora; há, ainda, as “Perguntas que jornalistas não fazem”, uma espécie de auto-entrevista com perguntas não tão previsíveis. Fica, por fim, a recomendação: o livro de Nadine Gordimer reúne alguns textos geniais.

nadine“Chega um tempo numa vida de leitura em que percebemos que ali, nas estantes, estão livros que talvez nunca serão relidos. Livros que no passado mudaram nosso sentido de ser. Que abriram nossos olhos, nossa compreensão das emoções humanas, o contexto de nossa consciência no mundo”.

Título: “Tempos de Reflexão – de 1990 a 2008”
Autor: Nadine Gordimer
Gênero: Biografia e Memória
Páginas: 328
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-250-5303-9
Preço: R$ 44,90

Anúncios