Tags

paulo Scott divulgação

A pedido do Blog da Revista Macondo, o escritor gaúcho Paulo Scott (autor de Habitante Irreal, lançado ano passado pela editora Alfaguara, finalista do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012, via Fundação Biblioteca Nacional) elaborou uma lista com alguns livros marcantes, recém-lançados. Os destaques, todos nacionais, figuram nos mais variados gêneros literários. Ficam aqui, por fim, as indicações do autor:

Britto Eucanaa

Dentre os livros de poesia, o autor recomenda Formas do Nada (Companhia das Letras, 2012, acima/esq.), do grande poeta, professor e tradutor Paulo Henriques Britto, e Sentimental (Companhia das Letras, 2012, acima/dir.), do poeta, professor  e ensaísta Eucanaã Ferraz. Além dos dois renomados escritores, figuram na lista os excelentes trabalhos de Antonio Cicero (“Porventura”, ed. Record), Angélica Freitas  (“O útero é do tamanho de um punho”, Cosac & Naify), Bruno Brum (“Mastodontes na sala de espera”, Crisálida) e a estreia de Marcelo Yuka (“Astronautas daqui”, ed. Leya). As capas dos respectivos livros encontram-se abaixo:

Formas do nada

Paulo Scott ainda destaca, dentre os graphic novels, o trabalho de Pedro Franz (Promesssas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo, em três volumes, edição do autor), lançado a partir de 2010. Abaixo, a capa do primeiro volume, “Limbo”:

Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo, capa

Para finalizar, Scott também adiciona à lista de leituras o novo livro de Fausto Fawcett (Favelost, Martins Fontes), tido como “muito bom e ousado”, e o romance Barba ensopada de sangue (Companhia das Letras, 2012), de Daniel Galera. Sobre a obra, ele diz: “li a versão anterior à que resultou no livro publicado (à que foi enviado à editora), não sei se mudou muito, não li a versão definitiva, mas não há como não notar a voz que Daniel consolidou”.

30350831

-=-=-

Mais indicações de livros marcantes em 2012, por escritores nacionais? Confira o post abaixo, e boas leituras!

Anúncios