Tags

A partir de hoje, escolheremos alguns temas que permitam que mostremos (sempre cinco) filmes e sua relação direta com a literatura. Para começar, optamos por aqueles que contemplaram a vida de escritores nas telonas. Sugestões de outros títulos e assuntos que poderão ser aqui abordados serão bem-vindas!

1. Capote 

O filme, de 2005, traz Philip Seymour Hoffman no papel do polêmico escritor americano Truman Capote. O foco do longa-metragem recai, sobretudo, no episódio do assassinato da família Clutter, retratado no romance A sangue frio.

2. As horas

Dirigido por Stephen Daldry, o filme segue a vida de três mulheres separadas pelo tempo. A personagem ambientada em 1923 é a escritora Virginia Woolf, interpretada por uma irreconhecível Nicole Kidman – que, por esse papel, venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2002.

3. Memórias do cárcere

Sob direção de Nelson Pereira dos Santos, o filme foi lançado em 1984. Adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos, publicada postumamente e de teor autobiográfico. O escritor é interpretado por Carlos Vereza e Heloísa, esposa de Ramos, por Glória Pires.

4. Lope

Uma co-produção entre Brasil e Espanha, dirigido por Andrucha Waddington, o longa explora a vida do poeta e dramaturgo Lope de Vega, um dos principais nomes do Século de Ouro. O filme foi exibido no Festival de Veneza.

5. Eclipse de uma paixão

De 1995, o filme dirigido por Agnieszka Holland traz Leonardo DiCaprio no papel de Arthur Rimbaud, grande poeta francês, durante o árduo período de criação literária. Aborda, ao mesmo tempo, o relacionamento conturbado com o também poeta Paul Verlaine.

Anúncios