Tags

Mesmo há 40 anos no ar, Chapolin Colorado ainda mantém constante sucesso entre o público em diversos países da América Latina. Várias gerações já assistiram e se divertiram com suas aventuras! O super-herói mexicano, conhecido pelo humor intrínseco às suas trapalhadas e comportamento desajeitado, é um dos personagens/programas criados pelo grande Chespirito (Roberto Gomez Bolaños) – famoso, principalmente, pelo seriado “Chaves”.

Os programas, no entanto, não se limitam ao simples humor-“pastelão”. Os episódios de Chapolin são perpassados por inúmeras referências culturais e apresentam ao público releituras bastante interessantes da biografia de célebres homens da história ou obras da literatura e do cinema – claro que sempre enviesadas para a comicidade! Sendo assim, personagens como Leonardo DaVinci, Sigmund Freud, Cleópatra, Napoleão, Chopin e Cristóvão Colombo protagonizam esquetes no seriado. Há episódios dedicados a homenagear clássicos do cinema (quem não se lembra de Chespirito homenageando Gene Kelly e dançando na chuva? Ou mesmo Chaplin, ou o Gordo e o Magro?) e, é claro, a literatura não poderia ficar de fora. Separamos dois excelentes vídeos (dentre tantos outros) para vocês: o primeiro, baseado em Don Quijote de la Mancha, de Cervantes. O segundo, uma releitura de Don Juan – toda encenada em versos e rimas. A qualidade é garantida, já diz a própria história da televisão; o humor, de primeira – inteligente e nada apelativo. Basta curtir as esquetes! E sigam-me os bons!

Chapolin Colorado – Don Quixote:

Chapolin Colorado – Don Juan Tenório:

PS: Enquanto referências literárias, também há episódios com “Fausto”, de Goethe; “Romeu e Julieta”, de Shakespeare; “Cyrano de Bergérac”, escritor francês retratado em diversas obras; “Guilherme Tell”, herói retratado no teatro e na ópera; fábulas/histórias como “Pedro e o Lobo”, “A vendedora de flores”, “O alfaiatezinho valente”, “Branca de neve” e “Pé grande” também serviram de embasamento para as histórias de Chespirito. Se não viu, ou não lembra, corra atrás!

Anúncios