Tags

,

Caros leitores,

Abrimos espaço para divulgar o “Concursos literários“. Acreditamos que, principalmente para aqueles que escrevem e enviam seus trabalhos para a revista, o blog será de grande utilidade. Por lá, vocês encontrarão informações sobre premiações literárias, revistas e demais sites que recebem originais, além de dicas sobre como publicar seus textos. Visite já e conheça mais acerca da proposta do blog abaixo:

Release:

Enquanto os grandes nomes da literatura nacional disputam os espaços nas estantes das redes de livrarias e nas listas dos grandes prêmios literários, centenas de escritores pouco conhecidos e milhares de aspirantes à profissão disputam o espaço virtual e os concursos literários pouco conhecidos pelo público, mas que podem dar o impulso necessário para uma carreira literária de sucesso.
Geralmente, para garimpar os editais de premiações literárias, os escritores e aspirantes recorrem às redes sociais ou a sites e revistas especializados em literatura e que dispõem de espaços voltados a estes regulamentos. No entanto, em maio de 2011, os interessados nestas premiações ganharam um novo e forte aliado: o blog Concursos Literários. Criado com o objetivo de tornar mais acessíveis as centenas de editais e resultados de prêmios literários realizados anualmente, o blog tem foco exclusivo neste tema e oferece o conteúdo de forma muito prática e acessível, para que possa ser conferido e compartilhado por qualquer pessoa.
Ao acessar o blog Concursos Literários, os autores podem, através de um sistema de marcadores, conferir diretamente os gêneros literários (contos, crônicas, poesias, romances, etc.) ou os tipos de premiação que mais lhe interessam (geralmente, em dinheiro); Os escritores também podem conferir os certames que aceitam inscrições pela internet, os periódicos com seleção permanente de obras para publicação e todos os resultados de concursos literários publicados desde a criação do blog. Além disso, o espaço também conta com uma área de dúvidas frequentes, com uma seção de dicas e com uma linha direta de contato, voltada para os que desejam divulgar editais e resultados, fazer reclamações ou tirar dúvidas sobre os editais publicados.
Em pouco mais de oito meses de existência, após a criação de perfis e páginas nas principais redes sociais, contando com média superior a mil visitas diárias, o projeto já alcançou um de seus objetivos: tornou-se referência na divulgação de editais e resultados de prêmios literários. Atualmente, o blog está ao lado – como referência e como parceiro – da comunidade Concursos Literários no Orkut e dos sites Meio Tom, Blocos e Benfazeja.
Por ser referência na área, o projeto adota alguns princípios básicos e não divulga nenhum concurso que cobre taxas de inscrição ou de publicação. Seleções que obrigam os autores a adquirir uma quantidade mínima de exemplares também ficam de fora. Além disso, o blog busca sempre divulgar os contatos dos organizadores dos concursos, tanto para promovê-los quanto para oferecer um canal de sugestões e reclamações para os autores.
Os interessados podem conhecer o projeto acessando o seguinte endereço:
O espaço é altamente recomendável para aqueles escritores que, apesar de estarem na lida há tempos, ainda estão em busca de reconhecimento e também para aqueles que querem compartilhar com o mundo os textos esquecidos no fundo da gaveta, as obras escondidas dos amigos por vergonha ou as postagens de blogs literários que sempre almejaram a impressão em um livro.
Anúncios