Tags

Em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos, Clarice Lispector faleceu. Hoje, 91 anos após o seu nascimento, resolvemos selecionar alguns links para os admiradores da autora.

1. Do CasmurrosA hora de Clarice e A hora de Clarice II. O primeiro post fala sobre o evento que o IMS e a editora Rocco promovem para homenagear a escritora. Atividades em: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba… Programação aqui. O segundo post, ademais de atentar para a existência de leitores que não apreciam a obra de Clarice, informa sobre a publicação de dois de seus contos na revista Paris Review.

2. Não é novidade para ninguém que o Instituto Moreira Sales disponibilizou para visualização online alguns números d’Os Cadernos de Literatura Brasileira. Aos esquecidos, aqui segue o link para o de Clarice Lispector.

3. Na Biblioteca de Raquel, há pouco menos de um mês, comentários sobre reflexões envolvendo a autora, diretamente do Fórum das Letras. A sombra de Clarice. Ainda por lá, uma postagem dedicada à Elisa, irmã de Clarice e também escritora – para ver uma foto das três irmãs, clique.

4. No Blog do Lisandro – de onde tiramos a foto que ilustra o post-, um texto no qual Caetano Veloso relata sua relação com a obra de Clarice e, claro, com a própria  autora.

5. Por conta da data, a Livraria da Folha ensina: monte sua estante com obras de Clarice Lispector.

6. Revirando os arquivos do Painel das Letras, dois posts: a capa da edição francesa de “Perto do coração selvagem”, publicada em 1954 e uma notícia lá de agosto sobre o primeiro lançamento de sua reedição em inglês – “A hora da estrela”.

7. Na primeira edição da Macondo, há uma resenha de Paula de Oliveira acerca de  “O lustre”.  No Meia Palavra, há outra, feita por Gabriel Cezar.

Anúncios