Tags

,

I. O primeiro link da semana é uma recomendação de blog para você, leitor, que se liga no visual dos livros. O sobrecapas é de Samir Machado de Machado, um dos editores da Não Editora. Vale a visita!

II. Mirkwood, livro que ficcionaliza a história de Tolkien, vai virar filme. É o que informa o Literatsi, portal que também divulgou a vitória de João Almino no Prêmio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura. Sobre o autor, o Blog do IMS  disponibilizou uma entrevista com o próprio, sobre a forte ligação de sua obra com Brasília, nesse endereço.

III. “Lima Barreto é compadre de Tolstói”. Eis o título da matéria escrita por Gutemberg Medeiros que a Revista da Cultura publicou na edição 49. Ela pode/deve ser lida aqui.

IV. No site da revista Época, uma matéria sobre o livro Antes das primeiras estórias, que reúne contos de Guimarães Rosa escritos na sua juventude. O lançamento acontecerá nessa semana, durante a Bienal do Livro. No site, você tem acesso à capa e a um trecho da obra.

V. Gosta de livros com crimes? A equipe do Meia Palavra indica alguns títulos para você se divertir, então.

VI. Almir de Freitas, em seu blog, postou o link da Page99Test. Trata-se de um site criado por partidários da ideia do escritor inglês Ford Madox Ford, que afirmava descobrir se um livro é bom ou o deixa de ser apenas lendo a página de número 99. No site, o leitor é convidado a ler a tal página de várias obras e, em seguida, responder se continuaria o livro ou abandonaria a leitura…

VII. Essa semana, no Painel das Letras, Josélia Aguiar postou os livros que serão lidos pelo presidente dos EUA em suas férias. É que, todo ano, Obama faz uma lista dos títulos que farão parte de sua bagagem e, com isso, impulsiona a venda dos escolhidos. Para ver quais são, o link.

VIII. Já pensou em usar tênis que foram desenvolvidos com base em clássicos da literatura? João Paulo Oliveira, do Mais1livro, mostra a coleção da Zazzle, aqui.

IX. Com estreia prevista para 2012, obra do escritor Roberto Bolaño virará filme. Saiba mais sobre a adaptação, via iOnline ou Público. (Crédito: Blogtailors)

X. Luiz Schwarcz, no blog da Companhia das Letras, escreveu sobre o papel do editor e como este, por vezes, afasta-se daquela velha e conhecida imagem que ronda esse profissional. Leia a coluna Livros (pela metade) a mão cheia.

Anúncios